..

2006/11/24

Etnerap - EE-11-67


O nome da marca Etnerap surgiu da inversão do apelido do proprietário da mesma - António Augusto Parente.
Inicialmente António Augusto Parente produzia bicicletas em Algés, mas o seu gosto pela competição automóvel levou-o a criar os seus próprios carros de corrida.
Na imagem apresentamos o 1º automóvel que produziu em 1953. Tinha como base um chassis de um Fiat 1100, a carroçaria era construída em alumínio (estampada à mão).
Participou em várias competições nacionais tendo terminado a sua carreira competitiva em 1957.
Foram construídos mais dois Etnerap que oportunamente aqui mostraremos.

Símbolo do Etnerap (retirada de fotografia do 2º Etnerap construído). Ao que consta, é desconhecido o paradeiro destes veículos.

Saber mais:
- Outra fotografia do Etnerap

6 Comentários

Anónimo disse...

Que grande surpresa para mim !
Este carro foi do meu Pai, que correu alguns circuitos na década de 50 (Montes Claros, Boavista etc)
Tenho um bom acervo de fotografias dele nessas provas e algums filmes de 8 mm de circuitos, ralis e rampas daquela época.
Sei que o vendeu, mas desconheço a quem (se calhar ao condutor da foto, que de facto não é o meu Pai)
Ainda garoto cheguei a andar neste carro numa ida de fim de semana ao Guincho, não que me lembre, mas pelo que a minha Mãe me conta.
Desconhecia que o Parente havia construido mais 2 carros destes.
Se não me engano tenho 1 ou duas fotografias da fase de construção.
Ai que saudades !
Disponibilizo-me para enviar fotografias se acharem de interesse.

Viriato disse...

Caro JCB:

Muito obrigado pelo comentário, bem como pelas informações e a disponibilidade para enviar material relacionado com o Etnerap. Estou muito curioso por saber mais deste projecto.

Agradeço que me contacte via e-mail (está na lateral do blogue) para combinarmos melhor como fazer para aqui divulgar esse material que será muito interessante.

Grato pela atenção.

João Bragança

ETNERAP disse...

Este carro EE-11-67 ETNERAP (Parente lido da direita para a esquerda), foi construído pelo meu pai (antónio Augusto Parente).
Na fotografia em anexo, é ele que o está a conduzir, no circuito de Monsanto. Este carro tinha um chassi tubular idealizado

pelo meu pai e não um chassi dum Fiat 1100. O conjunto propulsor é que era realmente dum Fiat 1100, (cuja fotografia vem

publicada na revista 13 Autoclássico) tendo sido posteriormente instalado um motor Wolkswagen à frente, mantendo-se a mesma

caixa de velocidades e diferencial. As rodas iniciais, de raios, (importadas de Itália, bem como outros vários conponentes,

normalmente da Nardi), foram substituídas mais tarde por rodas de menor diâmetro, dum Dyna Panhar, (carro com que o meu pai

também corria), que vieram dar uma melhor estabilidade ao carro. O meu pai fez vários circuitos e ralis com esse carro bem

como com o ETNERAP FC-17-71.
O miúdo que está na fotografia junto ao ETNERAP FC-17-71, que vem na revista 13 Autoclássico, sou eu ao lado do meu pai. Esta

fotografia foi tirada também no circuito de Monsanto junto ao Restaurante "O Peixe"
O meu pai alugava normalmente, para provas, um daqueles carros, correndo com o outro. Chegou também a vendê-los mas como

ficava com pena, não descansava enquanto não os comprava de novo até que lhe perdemos o rasto.
Tenho feito inúmeras diligências para os encontrar, mas sem sucesso.
O ETNERAP HL-10-44, era um carro de turismo, não tendo nunca entrado em ralis.
Tenha muita documentação dos anos em que o meu pai andou em ralis, 15 Campeonatoa Nacionais, que posso facultar.
A. Parente

Viriato disse...

Caro António:

Obrigado pelo seu comentário, que é uma agradável surpresa. Gostava de saber mais sobre esta marca, especialmente vindo de quem participou na história. Por favor contacte-me usando o e-mail que aparece na parte lateral do blogue.

Grato pela atenção

João Bragança

ETNERAP disse...

Caro João Bragança

Pode p.f. dizer-me como acedo ao seu e-mail?
A. Parente

Viriato disse...

Obrigado pela resposta.
Para me contactar, por favor escreva para r-d-v@iol.pt (é o e-mail que aparece num rectângulo azul, na parte superior direita do ecrã).

Aguardo o contacto. Cumprimentos

JB

Enviar um comentário