..

2007/03/08

Furgão oficina CP J 31100 (parte 1)


Hoje podemos pecar pela extensão, no entanto não podemos deixar de aqui publicar as várias fotografias deste furgão oficina, pelo que o post será repartido em 2 partes.
Deste modo sempre podemos receber ajuda de quem nos visita e queira deixar algumas dicas para a 2ª parte do post.

Por fora o aspecto é o que as fotografias documentam: algumas madeiras partidas, o metal um pouco oxidado e a pintura a saltar, mas conserva de um modo geral todos os elementos que o caracterizam.

O furgão está identificado com a referência "CP J 31100" e não tem a marca do construtor (aliás, penso que já a teve... pelo menos foi a ideia com que fiquei quando reparei numa placa oval em falta na zona interior da escada).

Num dos eixos das rodas está escrito "CUM Empreza Industrial Portugueza" (fundada em 1874 ou em 1882 em Santo Amaro) - empresa que em 1899 tentou dar início à produção industrial de automóveis no nosso país.

Estes dados levam-nos a pensar que este furgão, que está ao ar livre, deveria estar guardado, para já não dizer que devia estar recuperado... Pois poderá ter cerca de 120 anos de vida!

No entanto, é preciso não esquecer que os eixos com a inscrição referida, e a partir da qual temos uma referência que nos permite datar o furgão, pode ser um aproveitamento de material. Um elemento que justifica esta teoria, são os ferros que envolvem os amortecedores...

Nesses ferros, aparecem números que fazem lembrar uma data, todas dizem "OE-I" e depois têm datas (?), a de melhor leitura diz "6/12/65". Por baixo destes numeros, aparece um número "3", "6", "4" (?)...

Os outros numeros gravados não são legíveis... Esta situação resolvia-se facilmente com iluminação rasante, mas nem sempre há material e ajuda para fazer este tipo de observações.

Como já disse farei uma 2ª parte deste post, pelo que gostava de deixar o desafio aos mais entendidos na matéria para que deixem comentários com dicas que ajudem a escrever a história deste exemplar ferroviário.

Para terminar, uma ligação (link) sobre o fundador da Empresa Industrial Portuguesa:
- Biografia Henry Burnay

1 comentário

Ramiro OF disse...

Donde esta este vagon?
Gracias y un saludo.

Enviar um comentário