..

2007/04/18

Vagão porta automóveis Sekks


Estes vagãoes porta automóveis de 2 pisos foram construídos por um consórcio de várias empresas: a Cometna, a CUF, a Dargent e a Sorefame, no ano de 1973.

Podem atingir os 120 km/h e carregar até 12 toneladas (se bem que no vagão está indicado 13.0t).

O sistema que aparece na fotografia anterior serve para bloquear as rodas dos automóveis, de modo a que não se registem acidentes durante o transporte.

O acesso ao piso superior é feito por uma escada exterior.

A parte do piso inferior tem 25 metros de comprimento.

Ao que consta, este material não está em utilização, talvez reflexo do encerramento progressivo de fábricas de automóveis em Portugal

Outro sistema de segurança no 2º piso.

Inscrição Cometna numa roda.

Saber mais:
Série Sekss 8194 469 - Site oficial CP
Site de venda da empresa Cometna!

3 Comentários

Anónimo disse...

Amigo este vagão não está em uso porque acabaram com o serviço autoexpresso na CP

SudEx disse...

Pois claro que sim, o verdadeiro motivo é esse, a CP pela calada e devagarinho, para não fazer muitas ondas, foi acabando com o serviço que até ajudava a tirar carros das estradas, onde morre tanta gente mas onde "os do costume" tiram impostos e portagens...

O motivo é esse, mas os interesses que levaram a isto... Isso aí já será outra estória...

Foi desaparecendo o serviço Auto-Expresso na Beira Baixa, depois na Beira Alta e por fim, Faro e Porto deixaram de ter AutoExpresso, basicamente, "porque sim". Não há grande desculpa, não há nada suficientemente válido.

Não levava carros suficientes? Tenho várias fotos dos IR's na linha do Norte e inclusivé do ultimo Comboio Azul que veio de Faro e vinham todos sempre MUITO BEM compostinhos...

foto1
foto2

(E com esta da "foto do ultimo" até me assusto a mim mesmo, já pareço um "enthusiasta" dos que não faz nada... Até bati na madeira.)

Para além disso, TODA A GENTE SABE dos desdobramentos de comboios SÓ DE PA's (estes vagões) a vir e ir para FARO no também EXTINTO Comboio Azul, que passava na semi-EXTINTA Linha de Vendas Novas.
(É que o verdadeiro caminho directo entre o Norte e o Alentejo/Algarve é este, e não a 25Abril, com o seu habitual "transito congestionado" na Linha de Cintura e os seus 60km/h de veloc. max... Quando muito, o caminho seria o da Vasco da Gama, se algum iluminado se tivesse lembrado de meter Comboio nessa ponte.. mas como o que interessava na altura era o Alcatrão vendido a metro e as portagenzinhas a tempo da Expo98, oh oh....)

Não tinha procura suficiente? Não admira, com a publicidade que a CP NAO FAZIA E NUNCA FEZ nos ultimos anos, são poucos os que sabem (sabiam!!) que se fossem duas pessoas o carro só pagava metade do bilhete, e se fossem 3ou mais pessoas, o carro seguia de graça no PA!
(julgo não estar muito enganado, a memória pode atraiçoar-me, mas isto na Linha do Norte era +/- assim que funcionava).

O carro seguia no UNICO comboio INTERRegional Porto-Lisboa pela madrugada dentro, e no dia seguinte era só ir busca-lo a S.Apolónia e continuavar viagem.

No sentido Lisboa-Porto o despacho do carro tinha de ser mais cedo, o comboio neste sentido não viajava de madrugada mas ao fim da tarde (o nosso país desrespeita assim as regras da UIC, não tendo comboio NOTURNO em ambos os sentidos na Linha do Norte, sabiam?... Isso não contestam, os que fazem Estudos e Realizações e defende a sua Querida Dama CP!... E o PIOR? Agora NEM SEQUER HÁ um Interregional a vir de Lisboa sequer, mas sim de Coimbra e foi despromovido a REG... Também pudera, já nem directo é...

www.cp.pt

Assim, agora eles não precisam de ter comboio clássico de LOCO+Carruagens, metem LILI's e está resolvido.

Falaram em renovar estes PA's para 200km/h e assim mete-los nos nossos actuais INTERCidades, que agora já batem os 200km (quem precisa de PENdulares, quem?) mas no entretanto o que aconteceu foi passar-se a simplesmente INUTILIZAR cais de embarque como o de FARO, (que foi feito e refeito duas vezes, pois as medidas não estavam certas...) e a comodidade e as vantagens para o ambiente, de ter menos carros a poluir e tal... Isso... Ficou tudo em águas-de-bacalhau!

Os Americanos e os Chineses que paguem a conta do monóxido e de Kioto, que nós aqui somos pouquinhos e não poluímos nada e não (e a GALP e a BRISA agradecem.)

Tenho Dito.

DN
Contribuinte, Passageiro e
Pagador de Impostos Q.B.

Anónimo disse...

Ainda sou do tempo de ver comboios completos do Porto para Faro de automoveis, em que este vagoes eram poucos para tanto carro! Faziam nao so serviço para as pessoas que iam no comboio azul a frente mas tambem para agencias de aluguer de automoveis e rent-a-car.

Pode ser que um dia algum visionario reactive o serviço de automoveis em Portugal

Cumps

Enviar um comentário