..

2007/06/20

Automotora ME original e Espaço Museológico de Macinhata do Vouga

Uma das coisas que me tem surpreendido ao fazer este blog, é o nível de participação/colaboração dos seus visitantes e daqueles a quem tenho pedido ajuda na realização do mesmo. Assim há mais informações disponíveis na Internet sobre as "rodas" nacionais e tenho um estímulo para continuar o trabalho.

Graças a Caldas Duque, descendente do Eng. Inácio Melo Duque (um dos elementos ligados à construção das automotoras), divulgamos hoje uma fotografia de uma das Automotora ME, quando ainda pertenciam aos Caminhos de Ferro do Vale do Vouga.
A automotora aparece fotografada de lado, na placa giratória existente em Sernada do Vouga (ver fotografias da rotação da automotora aqui e aqui) .
Na imagem podemos ver de forma clara a disposição dos rodados, a apresentação original das automotoras e as portas das bagageiras exteriores, situadas na parte inferior.

E é graças a Carlos Rebelo, leitor do blog que simpaticamente nos enviou as fotografias que se seguem, do Espaço Museológico de Macinhata do Vouga, que apresentamos um pormenor da parte dianteira da automotora ME 51 (note-se que as automotoras na sua versão original não tinham o símbolo da CP, nem o batente dianteiro com forma esférica e estavam equipadas com um farol no centro da grelha).

E também umas fotografias do material em exposição (segundo o site da CP):
Locomotiva E 97, locomotiva CN 7, locomotiva VV 22, locomotiva N 2, locomotiva CN 16, locomotiva VV 13, automotora ME 51-53, carruagem Cyfv 252, salão pagador SE 401, vagão 5398100, ambulância postal APeyf 23, furgão DFfv 255, locomotiva vapor PPF 16, vagão de bordas baixas 539802, dresine de inspecção fechada DIE 3, quadriciclo motorizado e uma vagoneta (zorra) . Na imagem anterior é possível observar a ME 51, do lado direito e a ME 53, ao fundo do lado esquerdo.

Imagens como estas, abrem o apetite para uma visita ao espaço museológico!

1 comentário

Anónimo disse...

Mais uma vez, muito obrigada.
Conta aqui uma coisa interessante, que eu por acaso, já sabia há alguns anos, pois sou neta e sobrinha de ferroviarios é que antigamente havia várias linhas de caminhos- de-ferro exploradas por particulares, exemplos disso eram as linhas do Vouga e do Dão. Eu pessoalmente só conheci uma, a linha de Cascais explorada pela Sociedade Estoril-Sol, antes do 25 de Abril.
Das duas automotoras aqui mencionadas, ainda cheguei a andar,qundo era muito pequena na ME 51 de Viseu até à estação de Bodiosa, para ir visitar um familiar.
Apesar de ser muito pequena, nunca esqueci essa viagem e outras duas que fiz pela mesma altura na linha do Dão, em umas automotoras azuis, que eram autênticos autocarros de brincar sobre carris. Se não me engano até tinham volante.
Muito obrigada por me ter feito recordar, uma parte maravilhosa da minha infância.

Enviar um comentário