..

2007/11/23

Jiptara na sucata (HL-52-76)


Hoje apresentamos neste blog as primeiras fotografias (exclusivas) de um Jiptara no seu estado actual, pois até agora só o tínhamos feito recorrendo a recortes de imprensa.
Este feito deve-se ao nosso leitor Artur Codem (muito obrigado!) que nos enviou fotografias do Jiptara com a matrícula HL-52-76.

Recorde-se que este blog permitiu a identificação deste exemplar ligado à história do automóvel português, com a publicação de um artigo de uma revista do ACP. Com o passar do tempo e com a recolha de informações enviadas por vários leitores, foi possível identificar e localizar dois destes jipes fabricados na década de 70.

Na última vez em que falámos deste carro (mais concretamente um buggy), aparece uma imagem com dois Jiptara. Um dos quais é este que agora mostramos.
A 1.ª letra da matrícula não coincide, mas deve de ser um engano, pois as outras letras batem certo e é (muito) pouco provável que tivesse existido outro Jiptara com matrícula tão semelhante.

Como é possível constatar pelas imagens, estes veículos pertenceram a um ramo das forças armadas nacionais, onde desempenharam funções de instrução - permitir aprender a conduzir um automóvel. Por esse motivo é que têm dois volantes.
Se por um lado é bom saber que ainda existem veículos Jiptara, por outro, é triste saber que estão numa sucata à mercê da natureza.

7 Comentários

skinnie disse...

a quem precisar de saber onde é essa sucata diga me...estão lá muitos jiptaras :(

sereves disse...

sou apaixonado por veiculos portugueses
esse jiptara deixou-me curioso.
se for possivel gostaria de ver um
dos veiculos, se me indicarem a localização, obrigado.
cumprimentos

Anónimo disse...

Gostaria imenso de ver um Jiptara
se for possivel dar-me mais informações
agradecia imenso.
smn.correia@hotmail.com

skinnie disse...

estes veiculos estão numa sucata na Freguesia de Alpedriz - Alcobaça..mas olhem que os donos dakilo nao sao gente de muitas amizades..e geralmente pedem quantias exageradas pelos carros

Anónimo disse...

Estou a residir agora na ilha do Porto Santo e encontrei cá um jiptara que gostaria de restaurar.Se for possível alguem me dizer, gostaria de saber se seria possível encontrar peças para este veículo caso seja necassário, e já agora se alguém sabe quanto é que pedem por estes em Alcobaça, mais ou menos é claro.Obrigado.

Viriato disse...

Caro Anónimo:

Por favor contacte-me por e-mail (está na lateral do blogue).
Estou curioso por ver essa máquina.

Cumprimentos

J.B.

Paulo Marques disse...

Eu tenho 1 ..

Enviar um comentário