..

2008/06/29

Debulhadora Tramagal - Parte 1/2


Este é o primeiro conjunto de fotografias de uma antiga debulhadora fixa (máquina que retira o grão da espiga sem se deslocar pela ceara ou pelo arrozal) da marca Tramagal, construída pela Metalúrgica Duarte Ferreira S.A.R.L.

Esta debulhadora está cheia de placas explicativas sobre o funcionamento das diferentes partes que constituem esta possante máquina - diria que tem uns 5 metros de comprimento por 2,5 de altura - que funcionam como um livro de instruções, com a vantagem de o mesmo não desaparecer "lá por casa". Para além disso estas placas são hoje um curioso artefacto de design, pela forma simples como explicavam os procedimentos a seguir ou como explicavam as diferentes secções da máquina que funcionavam dentro da debulhadora a pessoas com baixos conhecimentos escolares.

Aqui podemos ver dois pontos de saída de sementes, enquanto que a palha saia pelo outro lado da máquina. Estas máquinas precisavam de outra máquina (ou tractor) que fornecesse a energia motriz para accionar todo o sistema.

Saber mais:
- Debulhadora de marca Tramagal! - Monscicus.blogspot.com

1 comentário

Anónimo disse...

Em Aljustrel -> Beja os serviços do Ministério da Agricultura tê a apodrecer não só a debulhadora, bem como todos os acessórios necessários inclusíve um "tractor" a vapor. Depois de um restauro deixaram aquilo a apodrecer.

Enviar um comentário