..

2008/07/13

UMM em missões militares (Bósnia)

Aqui ficam mais algumas fotografias relativas a jipes UMM que já são um documento histórico, desta vez em missões militares na Bósnia. Para além de serem um documento histórico, mostram uma faceta pouco conhecida - a utilização de jipes UMM em cenários reais de guerra. Normalmente associa-se os UMM à prática de todo-o-terreno, ou a utilização 4x4, esquecendo-se as versões de trabalho e as militares, que muito contribuíram para a afirmação desta marca a nível nacional e internacional.

Passo a citar os textos que acompanhavam as fotografias:
"Um Alter na Bósnia em 1997, pertencente ao 2º Batalhão de Infantaria Mecanizada. Está juntamente com a Chaimite a participar um posto de controlo em dia de eleições".

"Um Alter do Pelotão de Reconhecimento do 2º Batalhão de Infantaria Aerotransportado, equipado com o Lança Granadas Automático 40mm, junto a carros de combate sérvios durante uma acção de inspecção, em 1996".

"Nas antigas posições fortificadas sérvias por cima de Sarajevo, um Alter do"Destacamento de Ligação" das forças portuguesas na Bósnia em 1996. Junto à viatura o seu condutor, o Primeiro-Cabo Pára-quedista Matos, armado de espingarda Galil".

"Em 1996, junto ao Posto de Comando do 2º Batalhão de Infantaria Aerotransportado, está estacionada uma Condor da Força Aérea Portuguesa e em fundo vários Alteres deste batalhão".

Mais uma vez, agradeço a Miguel Silva Machado pela preciosa colaboração!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário