..

2008/10/08

Datsun Sado - Feira de col. e do veículo antigo


Já aqui mostrámos o UMM Cournil "Dakar", o Sado 550 e o UMM Randonneur 4X4 Diesel da colecção de automóveis de José Megre.

Desta vez mostramos a carrinha Datsun Sado do ano de 1975 que faz parte da mesma colecção.

A folha com a ficha técnica que identificava esta Datsun Sado, dizia tratar-se de um veículo Sado 1200, nome que segue a mesma lógica de pensamento do nome Sado 550 - "Sado" é a marca e o número refere-se ao motor usado. Aqui está uma questão que deverá ser aprofundada, uma vez que esta carrinha só é conhecida como Datsun Sado (já explicamos porquê).

A mesma folha com a ficha técnica, referia que esta era uma "viatura de concepção Nissan para países em vias de desenvolvimento utilizando a mecânica do Datsun 1200/120Y" - conceito também subjacente nos Citroen FAF que foram fabricados em Portugal.

Pelo que foi dito anteriormente, estas carrinhas estavam identificadas na parte de trás com uma placa da marca "Datsun", o que fez com que fossem denominadas de "Datsun Sado" (nome dado pelo próprio Entreposto) e não como "Sado 1200".

2 Comentários

Anónimo disse...

Num artigo que tenho, publicado na revista Auto Mundo de Novembro de 1978, é referido que - e passo a citar - "O Datsun Sado é um veículo comercial ligeiro, construido em Portugal, com base no projecto "AX", concebido pela Nissan Motor Co. Ltd."

Isto levanta, na minha opinião uma questão - Será que este projecto da Nissan foi também posto em prática noutros países?

No mesmo artigo é referida a hipótese das carrinhas Sado terem uma versão ambulância que não sei se chegou a existir.

Por último levantam a hipótese da exportação que desconheço se aconteceu.

Obrigado e desculpem o longo texto.

Cumprimentos

Fernando Cunha

Viriato disse...

Caro Fernando:

Vamos por partes:
- Sim, a Datsun Sado era um projecto concebido fora de Portugal. No entanto não tenho conhecimento de que tenha sido construída noutros países.
- No catálogo da carrinha, aparece uma versão ambulância (pelo menos essa houve - se bem que não mostra o interior).
- Exportação... Não sei... Em quantidade não creio que tenha acontecido.
- O texto não era longo.

Cumprimentos

João Bragança

Enviar um comentário