..

2009/03/12

Chaimite e Bravia no Operacional.pt


Hoje divulgamos um novo site dedicado à defesa, forças armadas e segurança, o Operacional. Este novo site (ver: http://www.operacional.pt/ ) pretende chegar "a todos os que em Portugal, nas comunidades portuguesas espalhadas pelos quatro cantos mundo e também nos países que falam a nossa língua, têm interesse e curiosidade, profissional ou não, por estes assuntos (defesa, forças armadas e segurança), não raras vezes ausentes do panorama da comunicação social generalista. Acreditamos que a actividade das Forças Armadas e de Segurança, podem e merecem ser melhor analisadas, melhor cobertas. Não a partir da “redacção” mas sim do terreno, em contacto com aquilo que os homens e mulheres que escolheram estas profissões vêm no seu dia-a-dia."

A equipa de redacção/administração do Operacional é constituída por António Carmo, Armando Marques e Miguel Machado (que colabora regularmente com este blogue, ver por exemplo os artigos sobre Bravia Comando Mk III (protótipo) ou sobre o UMM Cournil com metralhadora). Conta ainda com Alfredo Serrano Rosa, Albérico Alves e Luís Costa como colaboradores permanentes.
Quiser enviar enviar artigos poderá fazê-lo, deverá para tal ver as normas de colaboração e o estatuto editorial do site.

A terminar, destacamos o artigo sobre a Chaimite V-200, que está dividido em duas partes (ver a primeira parte e ver a segunda parte) onde é apresentada a história desta viatura, bem como da Bravia - desde o contexto de nascimento do projecto, até à apresentação de informações e imagens das Chaimites que ainda existem por esse mundo fora.
Os artigos são o resultado de uma investigação de Miguel Machado que ainda se encontra em curso e que pretende divulgar informações pouco conhecidas, bem como rectificar alguns pontos que erradamente são tidos como verdadeiros (por exemplo: o exército não teve as versões V-600 e V-700).

Ficamos à espera de mais artigos com "rodas nacionais" e desejamos uma vida longa ao site!

1 comentário

Anónimo disse...

Obrigado ao "Rodas de Viriato" pelos comentários e esperamos corresponder!
Longa vida também ao "rodas" e um grande abraço.
Miguel Silva Machado
miguelmachado@operacional.pt

Enviar um comentário