..

2009/04/21

21 anos do Macau-Lisboa Raid Terrestre (em UMM)


O texto que hoje apresentamos, bem como as imagens, foram-nos gentilmente enviadas por aLEX cORDEIRO (muito obrigado pela atenção e colaboração!).

7 aventureiros ao volante de 3 UMM no dia 21 de Abril de 1988, partem das Ruínas de São Paulo em Macau para Lisboa via terrestre.
Atravessaram nove fusos horários durante 50 dias, fazendo entre 300 e 500km por dia, os pisos e terreno que tinham que transpor eram tão maus que por vezes tinham de circular a velocidades médias de 30km/h.

O 25 de Abril não foi esquecido mesmo estando longe de Portugal, iam a caminho de Lanzhou com um forte nevão a cair-lhes em cima, mesmo assim hastearam as bandeiras nos UMM como simbolismo ao 25 de Abril.
Seguindo-se o deserto da Região de Xinjiang Uighur Eizhigu onde apanharam uma tempestade de areia que obrigou a conduzir durante 12 horas, com temperaturas que variaram de 5ºC a 40ºC.

Sensivelmente a meio da viagem atingiram o Irão no dia 13 de Maio. Os UMM continuavam a dar folga aos mecânicos, tão impecáveis se encontravam. Os tripulantes também gozavam de boa saúde, com excepção de alguns dos seus tripulantes com pequenas gripes, que acusavam as diferenças de temperaturas, mas nada que o médico de serviço não desse conta do recado.

O pior parecia já ter passado, mas ainda faltavam outros tantos km's, apesar de com a passagem pela Turquia abrem-se os caminhos da Europa.

Atravessando a Bulgária até a Jugoslávia ("...mulheres elegantíssimas, muito bonitas com os seus olhos de profundo azul adriático...", foi um "saltinho" até Itália mas já cansados e no pensamento só já viam Lisboa. Mas ainda passaram por Côte d' Azur (França), Lorete del Mar, Madrid e Mérida (Espanha). Já com Elvas à vista, entram em território Português no dia 5 de Junho e dando por concluído o Raid na torre de Belém em Lisboa.

No entanto esta odisseia só termina no dia 10 de Junho de 1988, sendo condecorados pelo então Presidente da Republica Mário Soares.

21 anos depois... Todos os participantes ainda estão vivos!!!

João Queiroga - João Santos - João Severino - Jorge Barra - José Barroca - Mok Va Hoi - Vitalino Carvalho

Bem hajam!!!

Fontes e Fotos: Livro Raid Terrestre Macau-Lisboa 1988 - Instituto Cultural de Macau

Saber mais:
- Raid Terrestre Macau-Lisboa - Blog de João Severino - Um dos intervenientes desta aventura

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário