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2009/04/27

UMM Cournil "LAPES" (versão pára-quedismo)


A lista de versões de jipes UMM neste blogue já vai longa e hoje apresentamos mais uma: o UMM Cournil do CTP - Corpo de Tropas Pára-quedistas da Força Aérea que está em exposição na Escola de Tropas Pára-quedistas, em Tancos(graças à colaboração de Miguel Silva Machado - muito obrigado pelas fotografias e pelas informações!).
Trata-se de um UMM Cournil do início dos anos 80. No entanto, este veículo tem um emblema identificativo na grelha que diz UMM 4x4 Cournil (normalmente só diz UMM 4x4 - sem o "Cournil"), como a que aparecia na publicidade datada de 1978 que já publicámos neste blogue. Será que é de fabrico anterior a 1980?
Na altura dizia-se que eram os primeiros UMM a ter saído da fábrica, tanto que eram viaturas muito simples e muito rudimentares com alguns problemas que foram sendo razoavelmente resolvidos nos novos lotes que iam chegando. Por volta de 1983-84 já havia no CTP grande quantidade destes veículos na sua componente operacional. A generalidade dos modelos que até aí estavam em uso foram retirados (Jeep's e Land Rovers muito usados) ou ficaram apenas em serviços não operacionais e ainda um ou outro modelo especial (por exemplo Land-Rover ambulância).

Não sendo uma versão de jipe UMM Cournil com muitas transformações, como no caso da versão militar porta-canhão ou da versão ambulância militar, é uma versão curiosa pela sua função e que é desconhecida da maioria dos amantes desta marca. Basicamente as transformações realizadas na viatura consistiram em permitir que a mesma fosse amarrada em segurança à estrutura/plataforma que a suporta. O sistema que está na foto já era utilizado em 1983. Estes primeiros UMM Cournil nunca saíram do país nem participaram em operações de conflito real. Isto porque a descolonização já fazia parte do passado e quando as missões de paz das Nações Unidas chegaram, já os UMM Alter estavam em serviço há bastante tempo.

Na imagem anterior é possível observar pinturas de pára-quedas junto da porta do condutor. Uma fila de pára-quedas (mais concretamente 6) estão pintados na horizontal e outra fila de pára-quedas (mais outros 5) estão pintados na vertical. O facto de uns pára-quedas estarem pintados na vertical e outros na horizontal não é acaso. Representam o número de vezes que este UMM Cournil foi lançado do avião, mais concretamente em sistema LAPES (pára-quedas deitado, sendo o mesmo lançado a poucos metros do chão) ou sistema HEAVY (pára-quedas ao alto - em que o veículo é lançado a maior altitude, o pára-quedas abre e a carga desce na vertical). Neste caso concreto a paleta metálica é para usar em aviões C-130.

Para quem não está dentro do assunto, a guarnição - independentemente do tipo de lançamento (alto ou baixo) - nunca salta no mesmo avião (à excepção dos soviéticos - agora russos - que o faziam e até tinham aviões que lançavam cargas pela retaguarda e pessoal por portas laterais). No caso da Força Aérea Portuguesa há aviões para carga e aviões para pessoal. O avião naturalmente é do mesmo tipo, mas a configuração interior é que é diferente. O que se faz é lançar as chamadas cargas de acompanhamento (morteiros ligeiros de 60mm ou médios de 81mm), mantimentos, etc. pelas portas laterais em primeiro lugar e depois, logo a seguir, pela mesma porta, saltar o pessoal. No caso das viaturas, o pessoal salta num primeiro avião, ocupa o terreno e só depois podem vir os aviões de carga lançar viaturas ou outras cargas pesadas.

Na imagem anterior podemos ver uma placa em bronze (ao lado da roda traseira) que se encontra no UMM Cournil LAPES. Esta nada tem a ver com a viatura. É uma listagem do pessoal que na altura em que a viatura foi colocada em exposição permanente se encontrava na Companhia de Abastecimento Aéreo - a unidade que tem à sua responsabilidade a preparação das cargas para lançamento a partir de aeronaves por helitransporte.

As "madeiras" que estão por baixo do UMM Cournil, são favos de cartão que amortecem o impacto no solo, evitando danificar a viatura quando a plataforma em que está toca no chão. São colocadas antes de o UMM - já na plataforma - entrar no avião e depois são abandonadas no solo.
O UMM aparenta estar sem muitas peças, esta situação decorre da necessidade de ser lançado muitas vezes. Por esse motivo as peças eram protegidas e embaladas, sendo depois montadas quando o veículo já estava em terra.

A terminar deixamos uma fotografia de um exemplar fotografado durante uma visita a Portugal de Samora Machel (realizada a 10 de outubro de 1983) e uma hiperligação para uma página de um catálogo da UMM em que aparece um UMM acabado de ser lançado de um avião:
- Página de catálogo com UMM lançado de avião

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