..

2009/06/28

Folheto - Casal ao serviço da Agricultura


Após o encerramento da fábrica da Casal (e das restantes concorrentes), as motorizadas nacionais caíram em esquecimento. Entretanto os anos passaram e lentamente começaram a ser recuperadas por muitos amantes de veículos antigos.
Podemos pensar que vamos no bom caminho, mas ainda há muito a fazer, especialmente no que respeita a outros produtos da Casal (e das restantes concorrentes). Refiro-me concretamente às máquinas que a Casal produziu para utilização na agricultura que, tal como as motorizadas, são propositadamente esquecidas por muitos que se envergonham do seu passado rural ou pouco-urbano.

Este folheto ou catálogo de máquinas agrícolas da Casal é uma folha dobrada em três. Nos dois lados são apresentadas máquinas com motores Casal, mas num deles as máquinas têm rodas.

Comecemos então pelo Atomizador Casal, com Motor Casal M131 a dois tempos, pesando o conjunto 7,1 kg.

Depois temos o Grupo Moto-Bomba equipado com Motor M136 a dois tempos, com 71,8 c.c., pesando o conjunto 14 kg.

Segue-se o Grupo Moto-Bomba 2" 1/2 equipado com Motor Casal M137, a dois tempos, com 125 c.c., pesando o conjunto 32 kg.

Por fim temos o Sachador M-700 e o Semeador M-710, ambos estavam equipados com motores monociclíndricos a dois tempos, com 49,9 c.c. e consumiam 0,6 litros de tratol por hora.
O sachador tinha fresas com diâmetro de 250 mm e pesava 22 kg. O semeador permitia a colocação de duas linhas de sementes e pesava 45 kg.
Agradeço ao Sr. Manuel por permitir o acesso a este panfleto.

1 comentário

carlos disse...

Excelentes folhetos.

Uma grande marca Portuguesa.

Lá por casa está uma motor de rega Casal que de quando em vez lá vai trabalahndo.

Parabéns

Enviar um comentário