..

2009/10/22

Bravia na 17.ª F.I.L. (1976) - Artigo revista Motor


Mais uma preciosidade desconhecida da grande maioria dos interessados em "rodas nacionais": duas fotografias de um stand da empresa Bravia S.A.R.L. na F.I.L., retiradas de revista Motor (ano de 1976). Publicamos as duas fotografias porque, ainda que se tratando da mesma imagem, foram impressas de forma diferente, o que pode ser útil para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.
De 11 a 22 de Junho de 1976 decorreu a 17.ª edição da Feira Internacional de Lisboa, onde a Bravia teve em exposição alguns dos seus veículos, nomeadamente dumpers e, aparentemente, um camião. Pelo menos, parece que o camião faz parte do stand da Bravia, se bem que um vaso que limita o espaço está colocado antes do camião... Será que quero ver coisas onde elas não existem?...

Espero que não, pois caso se confirme que a Bravia apresentou um camião na 17.ª F.I.L., seria uma boa notícia. E porquê?
Porque ajudaria a saber mais sobre esta marca e sobre os veículos que produziu. Prova ainda que a Bravia também tentava vender os seus camiões no mercado civil.
O camião na imagem parece ser um Leopardo com caixa basculante, mas também poderá ser um Pantera... Se tal se confirmar, surgem várias questões:
- Este camião chegou a ser adquirido por algum civil?
- Foram produzidos mais camiões como este?
- Terá sido transformado para dar origem ao protótipo Tigre?
- Qual a relação deste camião com o exemplar que terá sido usado numa pedreira?

E já agora, para confundir ainda mais as coisas, o camião Bravia Elefante (clicar aqui para saber mais) terá sido mais projecto que não saiu do papel ou será uma mera invenção internetiana?

1 comentário

Marco Santos disse...

Eu tenho diversas fotografias sobre todos os modelos originais marca Bravia dos anos oitenta

Enviar um comentário