..

2011/02/13

Sinfonia Metálica - Filme sobre a Pachancho (1954)


O documentário Sinfonia Metálica é uma produção de Ricardo Malheiro sobre a Fábrica Nacional de Pistões Pachancho, datado de 1954.
É um importante documento histórico, pois apresenta de forma detalhada a fábrica, a maquinaria e os processos usados, bem como os produtos fabricados, entre eles acessórios para motores, correntes de rolos e micromotores para bicicletas, produzidos na fábrica Pachancho com 25 mil metros quadrados.
Do complexo industrial faziam parte uma central termo-eléctrica, uma fundição, oficina de moldes e de torneamento, secção de controlo de qualidade e de testes, secção de montagem de micromotores, salão de assistência e montagem de motores nas bicicletas, secção de embalagens e de expedição de material para exportação.
O filme é ainda uma boa fonte de informação sobre a montagem dos motores Pachancho, pois pode-se observar a sequência de movimentos realizada pelos funcionários na montagem dos motores.
O filme termina com uma publicidade ao representante exclusivo em Angola, Jóse Guimarães, em Luanda.
Ricardo Malheiro nasceu em 1909 em Vila Nova de Famalição e realizou vários documentários sobre indústrias no Norte de Portugal, entre elas conta-se um sobre a Mabor. O realizador faleceu em 1977. Destacamos ainda a banda sonora da autoria de Luiz Barão, cheia de sons repetitivos que lembram o ambiente de uma fábrica.
O vídeo está na página do utilizador Npul69 no Youtube.

1 comentário

Anónimo disse...

Fantástico, um documento histórico espectacular!!!

Carlos Martins/Old Moped

Enviar um comentário