..

2012/10/16

Motos de Portugal - Novidade na Internet


A Internet vai tendo cada vez mais informações sobre os veículos de fabrico / montagem nacional. Deste modo é possível manter e divulgar a nossa herança cultural e industrial.
O site Motos de Portugal é, e passamos a citar: "a face visível de um projecto académico de investigação levado a cabo por Emanuel Barbosa (designer), sob orientação do Prof. Doutor Enric Tormo i Ballester (Universitat de Barcelona, España), no âmbito do Doutoramento na Universidade Politécnica de Valencia, España.

Trata-se de um estudo sem fins lucrativos que se pretende aberto à comunidade, com a participação de todos os interessados.

Apresentam-se como primeiros objectivos deste trabalho o desenvolvimento de uma base de dados que permita a organização e hierarquização de toda a produção de veículos motorizados de duas rodas em Portugal, bem como a concepção de uma plataforma de interface dessa ferramenta com o meio que irá permitir alargar o espectro da abrangência do processo de recolha de informações para análise e posterior inserção nessa base de dados.

Para alcançar este objectivo elaboramos uma pesquisa e recolha da maior quantidade possível de material gráfico relativo às marcas e modelos nacionais, bem como o levantamento fotográfico dos modelos ainda existentes. Uma das principais dificuldades deste projecto reside na escassez de material impresso e na dispersão destes veículos num grande número de colecções privadas, de difícil acesso, cuja consulta exigirá um trabalho sistemático de pesquisa em diversas colecções e instituições nacionais e estrangeiras. Para cumprir o objectivo traçado é fundamental o estudo destes materiais, parte deles inéditos, existentes fundamentalmente em colecções privadas.

A inventariação e análise da identidade gráfica das marcas e modelos irá proporcionar um inédito panorama da abordagem ao design de comunicação destas empresas cuja memória perpetuada contribuirá para solidificar o valor e importância da identidade industrial nacional.

Pretende-se com esta metodologia compilar informação que permita interpretar a relevância de cada projecto industrial no contexto em causa e como consequência, alargar o alcance dos objectivos deste projecto."

É claro que um projecto destes precisa do apoio de todos e nunca está terminado, por isso quem tem folhetos, fotos de fábrica ou informações sobre as marcas de fabricantes / montadores nacionais, pode enviar o material usando o formulário próprio existente no site.
De momento já estão catalogadas 33 marcas, com referência aos modelos, marcas dos motores, cilindradas, tipos de motor, tipologia do veículo e tipo de arranque.
Há ainda uma secção com links e um friso cronológico que pretende registar a evolução no mundo das duas rodas em Portugal e no mundo.
Desejamos uma vida longa ao site e toca a colaborar!

Saber mais:
- Site Motos de Portugal

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário