..

2013/04/28

Triciclo motorizado para entrega de gás em Lisboa


No seguimento da publicação das fotografias do tricarro de Centro Motorizado do Bombarral, recebemos estas fotografias que agora publicamos sobre outro tricarro de trabalho feito em Portugal.

Segundo Hugo Antunes, a quem agradecemos a colaboração, este tricarro pertencia ao seu pai e foi adquirido por encomenda em 1970, destinado-se na altura ao serviço de distribuição de gás em Lisboa, pelo que o formato da parte da frente do tricarro foi feito à medida para levar as botijas à justa.

Anos mais tarde a família mudou da capital para o interior do país, tendo o pai do nosso leitor viajado no tricarro sem problemas nem avarias de Lisboa para a Tábua - Vila do distrito de Coimbra onde ainda hoje moram.

Durante muitos anos foi o único meio de transporte da família, mãe e pai sentados no banco e os 5 filhos na caixa, e dava para tudo, desde passear a trabalhar e no campo, sendo muito versátil e útil.

Entretanto os anos foram passando e o tricarro esteve parado devido a problemas mecânicos e da própria estrutura durante cerca de 11 anos, até o nosso leitor decidir dar-lhe uma nova oportunidade, tendo-o restaurado aos poucos como se vê pelas fotografias.

O tricarro ainda tem o motor original de marca Casal de turbina, com quatro velocidades, de quarenta e nove centímetros cúbicos.

Facilmente se percebe que este tricarro tem histórias e memórias que quase davam um livro....
E depois do restauro ainda tem pela frente muitos e bons anos para mais umas tantas histórias e memórias.

Será que este tricarro é a U.C.C.G.- União Ciclista do Campo Grande Lda?

2 Comentários

Unknown disse...

uma parte da vida da nossa familia esta neste pequeno grande tricarro...
hugo antunes

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Ainda que hoje os tricarros não tenham uma participação muito expressiva no mercado, é conveniente recordar a importância histórica desses veículos.

Enviar um comentário