..

2013/06/17

João Araujo Onça e Filhos, L.da Catálogo e Preçário n.º 12


O blogue Rodas de Viriato é um amigo da ONÇA?
Não e sim...
Se for da "onça" - não somos! Pois dar mais é complicado...
Se for da "Onça", sim! Pois gostamos de uma empresa que é desconhecida da esmagadora maioria dos amantes das rodas nacionais e que merece ser mais conhecida. Mas é para mudar isso que cá estamos!

Tratamos de veículos feitos / fabricados / montados e/ou concebidos em Portugal, nas suas mais variadas vertentes e aspectos. E como somos daqueles que acreditamos que podemos fazer a diferença, tentamos cada dia elevar a cultura dos nossos leitores e divulgar o nosso património na Internet.

Hoje por exemplo, é dia de mostrar um catálogo e preçário dos produtos Onça, da empresa João Araújo Onça e Filhos, L.da, de Braga.
Empresa esta que muitos associam aos farolins do microcarrro nacional Sado/550. E associam muito bem, pois é a mesma empresa!

A João Araújo Onça e Filhos, L.da estava situada na Rua de Santo António, 58 em Braga. Aparentemente mais tarde mudou-se para Nogueira, em Braga. Alguém confirma? 

A mudança faz parte da vida e a Onça ao longo da sua existência teve um leque bem variado de produtos. No final da década de 70 até fez torneiras para quartos de banho!

Este catálogo e preçário é o n.º 12 e é relativo ao ano de 1956.
Se até essa data fizeram 12 catálogos, podemos dizer que a fábrica Onça terá sido fundada por volta de 1944... Se pensarmos nos farolins do Sado550, de 1984, são cerca de 40 anos de actividade.

Mais uma vez comprova-se a minha teoria de que Braga foi um importante centro industrial no que respeita a veículos. Já aqui falámos da Pachancho, da Rito e se tudo correr bem, pode ser que brevemente falemos da Sarotos.

Este catálogo e precário da fábrica Onça é mais virado para os automóveis, apresentando um leque muito variado de peças para carros americanos e europeus: Dodge, Plymouth, Jeep, Buick, Ford, Chrysler, Dodge, De Soto, Chevrolet, International, Oldsmobile, G.M.C, Crosley, Frazer, Kaiser, Nash, Packard, Willis, Mack....

Austin, Bedford, Borgward, Commer, Fiat, Hanomag, Hillman, Mercedes, Morris, Opel, Renault, Standard, Volkswagen, Vauxvall, Atkinson, Albion, Fargo, Citroen... Leyland, Maudslay, Poden, Reo, Volvo, Vulcan, Fordson, Talbot, Jaguar, Triumph, D.K.W, DAF, Porsche, Riley, Singer, MG, Jowett, Humber, Wolseley, Magirus, Ostner...

As marcas referidas estão divididas por várias secções, segundo os produtos comercializados pela Onça.
O catálogo e preçário que mostramos pertenceu à Auto Mecânica Tomarense, L.da, que era uma concessionário da Ford, em Tomar.

Como já vem sendo regra neste blogue, este documento está disponível para quem o quiser consultar.
Melhor serviço público do que isto, só se recebesse dinheiro para o fazer!

3 Comentários

cantinhodacasa disse...

Boa tarde.
Estive, na hora do almoço, e não me canso de ler este post, sobre a excelente referência que faz à empresa da minha família.
Esta empresa existe fisicamente, em Nogueira, mas mudou de donos há cerca de 20 anos.
A empresa inicial, edifício que ainda existe e é nosso, era na rua de Santo André e não de Santo António, como refere.
Sou uma "Onça", com muito orgulho, também trabalhei lá 15 anos.
Desconhecia estes catálogos e fiquei muito sensibilizada quando li este post.
Tabalhamos muitos anos com torneiras, exportadas para os EUA, Alemanha e Inglaterra.
Belos tempos!
Meu irmão irá comunicar via e-mail e confirmará o que aqui registaram.
Parabéns pelo trabalho.
Cumprimentos.
Maria Araújo

http//cantinhodacasa.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Boa tarde

Encontrei farolins traseiros novos do stop com luz de matrícula do land Rover Serie II fabricado na Fábrica Onça em Braga, deveriamos sempre divulgar informação para revelar a história das empresas que tiveram importância no crescimento da nossa economia.

Cumprimentos
Abilio Lima

Unknown disse...

Bom dia: todas as torneiras da minha casa são Onça. Estão ao srviço há mais de 30 anos. Precisam de ser substituídas depois do óptimo desempenho que tiveram. Sabe onde poderei encontra-las?. Algum armazenista que tenha ficado com o stock ou tenha peças de reserva?. Muito obrigado pela ajuda que puder dar. Samuel Almeida

Enviar um comentário