..

2013/08/19

Carro de brincar Renault 5 da Polícia - Plásticos Pe-Pe / Jato


Brincar com uma carro é o suficiente para entreter uma criança... Se for uma carro da polícia, tanto melhor, pois as aventuras imaginadas podem ser ainda mais!

Este carro de brincar é um Renault 5 da Polícia e foi produzido pelos plásticos Pe-Pe brinquedos / Jato L.da de Ermesinde.

Não era recomendado para crianças menores de 3 anos de idade, pois tinha peças pequenas desmontáveis, segundo a lei DL 140/90 de 30/04/90. Por esta informação, podemos dizer que este exemplar é posterior a esta data (1990).

É curioso que à conta destes brinquedos e destas leis, tive uma conversa interessante com um antigo vendedor deste tipo de artigos e que mostra bem que gostamos de ser mais papistas do que o papa!

Foi-me contado que uma vez, agentes da autoridade (não foi falado quem em concreto, mas isso também não importa, pois muitas vezes muda a farda, mas a alinha de pensamento é a mesma) apreenderam ao vendedor que referi, uma grande caixa de brinquedos.

Passados dois anos, o mesmo vendedor recebeu uma carta, onde era dito que podia ir buscar o material que lhe tida sido apreendido, sem que fosse dada qualquer explicação ou feito um pedido de desculpas.
É claro que este tipo de situações abriu a porta a brinquedos de outros países, ditando o encerramento de pequenas fábricas e, consequentemente, o desemprego de muitas pessoas.

O carácter nacional dos brinquedos também se perdeu, pois reparem que este Renault 5 usava pneus da Mabor, 225/50. Um pormenor muito bem apanhado!

A matrícula do Renault 5 da Pepe é IM-14-32, esta matrícula terá pertencido a algum veículo das forças policiais?

4 Comentários

Ze disse...

Olá. Isto faz-me reviver a infância! Posso adiantar que tive um destes, e que de certeza eram fabricados antes de 1990 (em 1990 eu já não brincava com carrinhos, estava na fase de começar a brincar com bonecas :D ). O meu não era da PSP, era azul turqueza. Talvez depois de 1990 (estes em questão) é que começaram a ser indicados para 3+... Abraço

Anónimo disse...

Posso confirmar que estes se produziam antes de 1990 pois tive um destes antes dessa data. Era exatamente igual ao da foto. Pneus Mabor e tudo.

Jorge Lopes disse...

Adorava ter um de novo para poder mostrar ao meu neto o brinquedo que tanto adorava brincar e que me foi roubado e até hoje queia ter um policia ou taxi

Jorge Lopes disse...

Se voves venderem um exemplar eu compro

Enviar um comentário