..

2013/09/06

Ciclomotor Famel Alpino CF48 Utilitário (1/2)


Interessam-nos informações relacionadas com os primeiros ciclomotores de fabrico nacional, sejam eles com motor LutzCucciolo, PachanchoAlma ou de outra marca... Desde que sejam montagens nacionais, está tudo bem!

No caso deste ciclomotor com motor Alpino - Motori Alpino - Motobici - Stradella, a montagem parece ser nacional e feita pela Famel.

Os motores Alpino eram representados em Portugal pela Sociedade Comercial Portuense, do Porto. Aparentemente a marca terá vendido veículos importados com motor Alpino.

Mas também vendia o grupo motor e acessórios Alpino necessários para montagem numa bicicleta (depósito, corrente, cremalheira, jogo pedaleiro com eixo próprio, punho de mudanças com manete de embraiagem, punho de comando do gás, cubo de roda de trás próprio e reforçado, farol grande, claxon e interruptor), facto que foi aproveitado por marcas nacionais, nomeadamente a Vilar e a Famel.

Neste exemplar, os pneus são de fabrico nacional. Na imagem anterior podemos ver um pneu Búfalo Ciclomotor, fabricado pela CNP.

O farol instalado é da CEV.

O claxon está instalado por cima do guarda-lamas da frente, entre os braços da forqueta.

Na lateral do depósito é possível ler Alpino em letras grandes.
Este ciclomotor Famel Alpino CF40 Utilitário deverá ser dos anos 1951 a 1954 e pertence a Pedro Casanova a quem agradecemos o envio de fotos e informações.

1 comentário

Anónimo disse...

Tenho uma Alpino para restauro!
Alguém me pode informar sobre onde posso adquirir algumas peças?

Enviar um comentário