2013/11/30

Início da Indústria de Ciclomotores em Portugal - Balanço


E passadas que estão três semanas da realização da exposição Início da Indústria de Ciclomotores em Portugal, é altura de fazer o balanço da iniciativa aqui do blogue Rodas de Viriato.
Mas antes de passarmos ao balanço propriamente dito, temos de deixar o nosso agradecimento à Expoeste / Classic' Auto pela disponibilidade em acolher a iniciativa e pelas facilidades concedidas. E também à oficina de João e Nelson Ferreira (em Carvalhal Benfeito - Caldas da Rainha) pela disponibilidade e prontidão na cedência de veículos antigos para a exposição. Muito obrigado!

Passando então ao balanço, temos de dizer que foi muito positivo.
Não só porque pudemos colocar em prática / concretizar as nossas ideias, tentando sempre trazer algo de novo e mais valias para todos; como aprendemos muito com esta experiência cujo modelo esperamos poder adaptar / melhorar e repetir, abordando outras realidades dos veículos feitos em Portugal.

Como se pode ver pelas fotografias, o espaço estava dividido em 3 zonas:
- Uma de exposição de veículos antigos e de artigos de coleccionismo;
- Outra de feira de peças, com pneus antigos e peças para restauros;
- E uma zona para visualização de filmes antigos sobre as marcas de ciclomotores nacionais.

É claro que há aspectos a melhorar em iniciativas futuras, especialmente a angariação de mais veículos para exposição, com maior número de marcas diferentes e a angariação de mais material para a feira de peças relacionadas com o tema.
Outro aspecto que não correu muito bem, foi a falha de comunicação via e-mail, devido ao mau serviço da IOL, que demorou cerca de 2 semana a "normalizar" a tentativa de melhoria da mudança de aspecto do e-mail. Como se isto não chegasse, os e-mails desse período e das 3 semanas anteriores ficaram perdidos até hoje. Para cúmulo, a IOL mudou o aspecto do e-mail, mas manteve a diminuta capacidade de armazenamento igual! Quem nos contactou no período referido e não teve resposta, pedimos desculpa e agradecemos que nos diga qualquer coisa.

Passemos agora a apresentação mais detalhada do que aconteceu no evento...
Os filmes antigos despertaram a atenção de quem ia passando pelo local... Os que tinham mais tempo disponível sentavam-se e só se levantavam depois de verem o que estava a ser exibido.

Em relação aos veículos em exibição, começamos pelo ciclomotor RAF, com motor Cucciolo e suspensão dianteira e traseira - facto que não é muito vulgar. Este ciclomotor foi comercializado por uma empresa de Coimbra, estando nas imagens adaptado a bicicleta e com as peças que lhe foram retiradas em exposição a seu lado.

Outro dos ciclomotores com motor Cucciolo era este Vilar, com depósito na zona do selim, que já aqui mostrámos anteriormente e que está à venda na oficina de João e Nelson Ferreira (bem como os outros que se seguem).

A Famel Rex que esteve em exposição chamava à atenção de muitas pessoas que passavam pelo local e que desconheciam a existência deste tipo de ciclomotores Famel. Foi ainda motivo de conversa, pois veículos deste tipo são um bom investimento económico, evitando o risco que é ter o seu dinheiro guardado num banco ou noutro tipo de agência legal de agiotagem.

Ainda da Vilar e também com motor Cucciolo, mas neste caso com motor de três velocidades, este ciclomotor que também já aqui mostrámos, despertava curiosidade pelo motor, que não é tão frequente de se ver.
Termino agradecendo ainda a todos os que nos visitaram e fizeram companhia, bem como a todos os que divulgaram o evento e encorajaram a ideia: Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário