..

2014/03/25

Cavalo para montar de brincar em fotografia antiga


As fotografias antigas são um importante recurso para obter informações, especialmente quando não temos outro modo de as conseguir..
No caso desta fotografia antiga, uma "carte-de-visite" de finais do século XIX, início do século XX, com uma menina (?) fotografada aos 2 anos e meio, podemos ver um cavalo para montar. É um brinquedo com uma plataforma com rodas, para que se pudesse deslocar. Deste modo temos um testemunho dos brinquedos existentes há uns 100 anos... Seria de fabrico nacional?

A perna da frente do cavalo está no ar, o que indica que a estrutura do brinquedo é forte, caso contrário seria um dos pontos onde iria partir. Pelos pormenores do cavalo, nota-se que é um brinquedo refinado, o que quereria dizer caro - o que condiz com o resto da fotografia e com a própria fotografia.
Condiz com o resto da fotografia porque a menina tem ao pescoço um fio com um pendente, que muito provavelmente será num metal precioso, tal como a empunhadura da bengala que segura. Na mesa sobre a qual está o cavalo de brincar, há uma manta bordada, condizente com o restante universo que servia de afirmação social e económica.
E condiz com a própria fotografia, porque esta ainda não era um produto acessível a quem tivesse pouco dinheiro.

A fotografia é do fotógrafo amador J. Vaz (?) Guerreiro, de Cercal do Alentejo, como se pode ver pelo carimbo existente no verso.
Pelas pesquisas realizadas na Internet e no livro História da Imagem Fotográfica em Portugal, não sabemos mais nada deste fotógrafo, pelo que agradecemos qualquer informação útil.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário