..

2014/04/25

Passos do Concelho n.º 95 - 50 anos Berliet-Tramagal


Já nos chegou às mãos a o último número do boletim informativo da Câmara Municipal de Abrantes "Passos do Concelho", o n.º 95, que é uma edição especial que assinala os 50 anos do camião nacional Berliet-Tramagal.
Somos suspeitos para falar sobre esta publicação, uma vez que colaboramos com algumas imagens que já aqui publicámos, mas ficámos com uma opinião muito positiva sobre o boletim, bem como sobre o seu conteúdo e apresentação.
Num total de 52 páginas é feita a história desta marca, desde os seus primórdios, até aos nossos dias. O índice é exemplificativo da situação: inauguração - o dia B no Tramagal; relações entre empresas - a locomotiva e a borboleta; Fundação Berliet - a presença da Sociedade Marius Berliet em Portugal; infografia - características técnicas da Berliet Tramagal; contexto militar - a muralha de aço; primeira pessoa - a voz dos trabalhadores; história MDF - o jardim das borboletas; Tramagal Turbo - a segunda tentativa; atualidade - e contudo move-se...; museu MDF - da inovação industrial à recuperação da memória; entrevista - Jorge Rosa, CEO da Mitshubishi Fuso Truck Europe; cronologia - história da MDF e da Berliet.
O trabalho de investigação realizado e divulgado está acompanhado de imagens de qualidade, pelo que este boletim é um bom começo para quem queira saber um pouco mais sobre a história da Metalúrgica Duarte Ferreira, bem como dos camiões/produtos por ela produzidos.
Comemorando-se hoje 40 anos do 25 de Abril de 1974, terminamos com a referência, à referência da utilização destes camiões na Revolução dos Cravos, integrando a coluna militar da Escola Prática de Infantaria em Mafra que se dirigiu para o Aeroporto de Lisboa. É ainda referido que em consequência da revolução, um grupo de 120 camiões produzidos pela MDF, 60 camiões-cisterna e 60 camiões-oficina, ficaram sem cliente, originando-se deste modo uma época complicada para a empresa.
Agradeço a Henrique Botequilha pela oportunidade de colaborarmos na edição e pelo envio do boletim que apresentamos na imagem que acompanha este texto!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário