..

2015/06/29

Fotos antigas de José Cardoso em Lamego


Muitas vezes dizemos que as coisas no Rodas de Viriato são como as cerejas, puxa-se uma e vêm duas ou três!
Há coisa de um ano mostrámos fotos de José C. Cardoso na sua oficina de motorizadas em Lamego.Uma dessas fotografias foi entretanto publicada no livro Motorizadas 50cc Portuguesas, de Pedro Pinto. E entretanto a Internet fez o resto... No Facebook tornamo-nos amigos de António Cardoso, filho do senhor José Cardoso e é então que surgem as fotografias antigas dos anos 50 que aqui mostramos e que são um verdadeiro tesouro.
Na primeira fotografia vemos a linha de partida para uma prova de velocidade realizada em Lamego, provavelmente durante as festividades locais, pois as ruas estão cheias de motivos decorativos.
Com o ciclomotor n.º 11, equipado com motor Lutz, estava Armando - que era cunhado do José Cardoso e dono de uma oficina de Vila Real, sendo de entre todos o único concorrente da região. Todos os restantes ciclomotores tinham micromotor Cucciolo, com excepção do número 9 que aparenta estar equipado com motor Alpino.

No fotografia anterior datada de 1954, captada em Lamego, podemos ver o Ortigosa e o "Zé Cardoso" num desfile de motorizadas certamente durante uma festividade, pois há pessoas vestidas à antiga no lado direito da foto e a segurar um estandarte.

Já a fotografia anterior datada de 1953 ou de 1954, captada em Lamego, mostra o Zé Cardoso e os seus amigos a abrir uma Marcha Luminosa à noite, nas festas de N.ª Senhora dos Remédios. Na altura era assim que se fazia publicidade, pelo que cada um deles tem uma vara com uma placa que dizia o nome e modelo de cada uma das motorizadas. Eram todas novas e da Famel, pelo que se podia ler "Famel Victoria", "Famel Turismo" e "Famel Utilitária". José Cardoso é o segundo a partir da esquerda, com um balão de papel desarmado, no guiador da motorizada. Da esquerda para a direita temos: Luizinho Patuco, Zé Cardoso, Quim Coureiro, Armando Fernandes, Germano e, o colega do Zé Cardoso, Artur.

Terminamos com duas fotografias de José Cardoso, no início da década de 50 do século XX, na R. Macário de Castro, em Lamego, em frente à sua oficina, que esteve aberta até aos dias de hoje, ao volante de uma Famel Victória.

Agradeço a António Cardoso pela partilha destas fotografias que nos ajudam a perceber melhor o mundo das motorizadas de há 60 anos.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário