..

2016/10/24

Catálogo UMM 4x4 Cournil com argola plástica (francês / inglês)


10.º aniversário Rodas de Viriato...
E continuamos com publicações mais especiais para assinalar os 10 anos de publicações diárias sobre os veículos feitos em Portugal.

Divulgamos um catálogo antigo raro do UMM 4x4 Cournil que está encadernado com argola de plástico, impresso a cores sobre papel com características de cartolina, intercalados com impressão a preto sobre papel craft / pardo.

Este catálogo está cheio de imagens com diferentes versões do jipe UMM Cournil 4x4, notando-se que houve o cuidado de mostrar veículos diferentes, em locais diferentes, o que terá exigido um investimento considerável de recursos, dinheiro e tempo.

Deste modo temos um catálogo que nos mostra que a União Metalo-Mecânica, L.da não estava a brincar em serviço, tal como acontecia com os jipes que produzia.

Para rentabilizar o investimento feito, os textos estão impressos a francês e a inglês - ora de um lado da folha do papel craft, ora do outro. Para que os textos não prejudicassem a visualização do folheto, a folha em questão é mais estreita.

A divulgação de material promocional deste tipo deve ter ajudado a facilitar a venda de jipes para França e para o Reino Unido, mercados para onde foram exportados muitos jipes feitos em Portugal.

A meio do catálogo há uma página dobrada que no interior tem uma fotografia de um jipe UMM 4x4 Cournil que tem as características dos modelos produzidos nos primeiros anos...

Como portas com dobradiças como as que são usadas em portas simples de uma casa; faróis de tamanho mais pequeno; farolim / pisca na frente com forma oval; zona do pára-brisa pintada de outra cor, entre outras pequenas diferenças...

Outro elemento que salta à vista de quem o consulta, é a grande quantidade de jipes UMM 4x4 Cournil com chassis dos curtos (alguns dos quais já aqui mostrámos detalhadamente) e que noutra versão muito parecida deste catálogo, já não aparecem!

No catálogo há referência aos UMM 4x4 Cournil Tracteur; UMM 4x4 Randonneur e Cournil UMM 4x4 Cournil Entrepreneur estando as referências acompanhadas de fotografias.

Como é norma num catálogo, nele estão incluídas fotos / esquemas da parte mecânica do jipe, bem como as respectivas características técnicas.

Nesta parte foi usada a fotografia que mostra vários jipes UMM 4x4 Cournil de chassis dos curtos a avançar por uma praia igual à de um folheto que já aqui mostrámos.

O catálogo termina com uma fotografia de um dos UMM 4x4 Cournil curto a andar sobre areia numa zona de praia. Alguém identifica o condutor do jipe?

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário