..

2017/01/06

Bicicleta Vilar antiga - Veículo do estado?


Ainda esta semana dizíamos que ainda há muito por contar e para escrever sobre a história da bicicleta fabricada em Portugal e as imagens que divulgamos ajudam a comprovar isso e ao mesmo tempo levantam mais algumas perguntas que merecem resposta.

Divulgamos uma bicicleta Vilar antiga que se encontra numa cave de uma escola e que é um pouco diferente das outras que normalmente vemos.

A principal diferença prende-se com o facto de a chapa na testa do quadro ter a marca Vilar e depois por baixo ter a esfera armilar com o escudo nacional.

Por baixo da esfera tem dois campos com números gravados, sendo que um deles aparenta ter sido gravado à mão. Será que esta bicicleta fazia parte das viaturas do estado, tal como acontecia com as motorizadas EFS da GNR? E por isso tinha esse número gravado?

O selim é em couro e também tem a marca Vilar, lendo-se de lado "Fabrico Nacional Vilar - Homem B 90 N2".

Na parte de trás também vemos que o suporte de mercadorias está soldado ao quadro, uma solução que não se costuma observar em bicicletas deste tipo. Será que foi uma adaptação feita por alguém ou, no caso de ter sido fabricada para o estado português, uma exigência feita a pedido?
Agradecemos a Fernando Carrilho pelo envio das fotos!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário