..

2017/09/24

Exposição Motos de Portugal - Matosinhos


Já está patente a exposição Motos de Portugal, na Casa do Design, em Matosinhos, podendo ser visitada até dia 27 de Janeiro de 2018.
Nela podem ser vistas algumas das principais / mais significativas motos e motorizadas fabricadas em Portugal, começando na motocicleta de Tavares e Mello, de Coimbra; passando pelas motos Vilar, até às últimas motorizadas produzidas pela indústria portuguesa de veículos a motor com duas rodas.
Na página do Facebook do evento, a exposição é apresentada da seguinte forma:
A exposição Motos de Portugal, organizada pela Câmara de Matosinhos e pela ESAD IDEA apresenta uma visão da produção nacional de motociclos, enquadrada na história do século XX em Portugal e no mundo.
A exposição é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela ESAD IDEA Investigação em Design e Arte e tem lugar na Casa do Design Matosinhos.
O motociclo, inicialmente um fenómeno de elites, acaba por se democratizar e atinge o apogeu da produção nacional entre os anos 60 e 80, com a era da motorizada, nada mais nada menos que um motociclo de baixa cilindrada (até 50 cc) que satisfez as necessidades de mobilidade dos operários por ser o único veículo motorizado com custos compatíveis com os baixos salários praticados e com a reduzida taxa de alfabetização.
A sociedade portuguesa, pelas suas características, levou ao aparecimento de diversos fabricantes, alguns dos quais conseguiram sucesso no mercado internacional. O design dos seus modelos, na maioria dos casos, adapta à realidade nacional o que era desenvolvido no exterior.
O trabalho de investigação desenvolvido por Emanuel Barbosa, curador da exposição, designer e docente da ESAD/Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, possibilitou reunir e apresentar inúmero material documental (gráfico, vídeo), algum dele inédito.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário