..

2017/10/25

Antigo marcador de livros Pachancho


11.º Aniversário Rodas de Viriato!
Divulgamos um antigo marcador de livro que faz publicidade à Pachancho e que é do tempo em Portugal tinha as chamadas províncias ultramarinas.

Na parte da frente tem o emblema da Fábrica Nacional de Pistões "Pachancho" de António Peixoto Lda., situada no Bairro Industrial Pachancho, em Infias / Braga.

No verso é referido que a Pachancho era representada em Angola pela Guedes & Almeida, Lda, em Luanda. Esta empresa vendia bicicletas motorizadas, motores de explosão, grupos moto-bombas; correntes para bicicletas, motocicletas e outros fins.

A Solana - Sociedade Angolana de Comércio, Lda. também representava a Pachancho em Luanda / Angola. Esta empresa vendia órgãos de motores, como pistões, segmentos, cavilhas e camisas de cilindro, para viaturas, automóveis, motores marítimos e motores fixos.

O marcador é feito com recurso a uma folha impressa a preto e a vermelho, que foi dobrada e colada a meio, tendo inserida uma fita amarela. Esta tem na parte inferior um círculo com a palavra Moçambique.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário