..

2017/10/05

Triciclo antigo em metal para criança (1/2)


No dia em que se assinala a implementação da República em Portugal, divulgamos um triciclo que nos faz recuar até ao tempo dos reis, das rainhas, dos príncipes e das princesas.

É um triciclo feito em metal, provavelmente de início do século passado, onde ainda é possível ver restos de pintura antiga.

Um dos aspectos que nos mostra que é um triciclo muito antigo, está relacionado com aspectos técnicos da construção, como seja o recurso a rebites para prender diferentes partes.

Na junção entre a parte do quadro e do guiador, recorreu-se a uma dobradiça, que permite o virar da roda dianteira.

Mas também há elementos soldados, como se pode ver na zona que liga o eixo da roda dianteira aos raios em metal da roda.

A roda da frente é fixa à forqueta através de um sistema que tem uma patilha móvel em metal. A simplicidade de construção faz com que seja fácil remover a roda sem grande trabalho.

Na roda da frente é possível ver alguns furos colocados espaçadamente. Será que serviam para prender algum tipo de borracha que fazia de pneu?

O guiador tem uma forma ondulante, estando preso à parte da forqueta como se pode ver na imagem seguinte.

O triciclo está sem pedais, mas adivinha-se que seriam em madeira, o que facilita a criação destes componentes, caso seja necessário.

Na roda da frente é visível uma cor diferente da que foi usada para pintar a estrutura do quadro.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário