..

2006/10/30

ZF 98 - Proto Design


O ZF98 foi uma proposta de João Oliveira, proprietário da Proto Design, fábrica localizada no Soito.
Este spider tinha como base um Volkswagen carocha e foi construído a pensar na Expo 98 de Lisboa.
O veículo acabou por não ser apresentado na Expo 98, como foi inicialmente previsto.
Foram produzidas poucas unidades deste desportivo, que depois de admirado e apresentado em alguns meios de comunicação social, rapidamente foi ignorado e esquecido.

Saber mais:
- ZF98 - Página Oficial
- Proto Design/ZF98 - vídeo documental

(símbolo da marca Proto Design)

4 Comentários

marco santos tavira disse...

Sei onde há ou havia um Protodesign Lince Roadster á venda. Esteve em exposição num stand junto á EN125 perto de Faro tinha uma mecanica antiga dos Volkswagen Carocha/Golf 1200 todo em verde metalizado e uma capota de lona preta com interiores de couro creme acastanhado e 2 lugares e uma pequena mala o preço era 15.000 Euros em estado usado. Já tinha um rasgão na capota atrás na esquerda com uma adesivo preto largo para reparar e tapar esse rasgão. Mas no fundo é o nosso MORGAN Roadster 44 de 2 lugares.

Marco Santos tavira disse...

Nos anos 80 tambem havia uma outra firma igual á Protodesign mas do Porto que construia numa oficina uns carros com linhas tambem inspiradas dos anos 30. Era o raríssimo JPB 600 com chassis, mecãnicas e suspensões dos famosos Citroen 2CV 600 ou Citroen Mehari 600. O JPB 600 de 1985 tinha ares de um Bugatti T35 mas aberto com 2 lugares só, um arco de aço por cima do interior e 4 faróis á frente com jantes especiais de latão e todo feito á mão. As peças e mecanicas vinham da fábrica Citroen de Mangualde por camião e numa semana faziam um carro JPB e segundo parece um JPB 600 novo custava 5000 contos na altura. Muito dinheiro para um carro do tamanho de um Citroen AX normal.

paulo disse...

tenho ca em casa um ZF 98. vermelho comprei há 6 anos. onde passa continua a chamar a atenção. este meu encontra-se no algarve.

J.B. disse...

Boa noite Paulo.
Obrigado pelo comentário e parabéns pelo ZF98.
Gostava de ver fotos desse exemplar e, se possível, publicar fotos na Internet. O nosso e-mail está na lateral direita do blogue.
Cumprimentos
JB

Enviar um comentário