..

2015/01/08

Jipes UMM no Paris-Dakar de 1985 - Revista Auto Mundo n.º 256


Janeiro é sempre o mês em que se relembram as participações das equipas portuguesas ou dos jipes de fabrico português no ralie Paris Dakar.
Por esse motivos aproveitamos para relembrar o material publicado na revista Auto Mundo n.º 256, de 23 de Janeiro de 1985, onde é referido que participaram na prova dois jipes UMM Alter.

Os UMM foram inscritos por pilotos franceses, mais concretamente por Giuseppe Pasquale e Gérard Henon com o carro número 297 e com Christophe Corre e Fabrice Pillault, com o carro número 298.
Na revista é referido que a participação era suportada semi-oficialmente pela UMM e que o de Gérard-Henón terá abandonado a competição no 5.º dia da prova devido a "abastecerem com gasolina «tipo querosene», ficaram parados com o sistema de alimentação totalmente bloqueado", o que terá originado uma reparação morosa e perante o atraso acabaram por desistir (isto depois de inicialmente terem tido problemas com uma ficha terminal da ignição electrónica).
Na revista é ainda referido que a prova dos franceses não estava a ser das melhores e que o UMM a diesel da assistência (portuguesa) estava a ser mais rápido do que os carros em competição...

Mas se as informações e as fotografias que divulgamos já ajudam a enriquecer a história dos UMM, temos mais um pormenor a acrescentar, é que segundo o site Dakar d'Antan terá havido ainda outro UMM inscrito, num total de 3 jipes, sendo o piloto Jean-claude Seintier e Michel Tapie o co-piloto, no carro com o número 570. Segundo este site, todos as duplas referidas acabaram por desistir.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário