..

2016/07/05

Miniatura UMM Cournil da GSP escala 1:87 [39 anos UMM]


Ontem, e a propósito dos 39 anos do UMM, mostrámos fotografias do manual de condução e manutenção do jipe UMM 4x4 Cournil, hoje continuamos a assinalar a data e mostramos aquela que será a primeira miniatura de um jipe UMM Cournil produzida comercialmente.

Quem nos conhece, sabe que não brincamos em serviço e até prova em contrário, esta é a mais antiga miniatura de UMM construída, tendo sido comercializada pela GSP Automodellen, da Holanda.

O conjunto vem dentro de um saco de plástico, tendo sido adquirido aparentemente incompleto, o que para muito bom coleccionador seria o suficiente para se agarrar num martelo e partir a miniatura em pedaços e atirá-la para o lixo.

Mas temos outra visão do assunto e há a possibilidade de completar a miniatura sacrificando outra, que tem componentes que aparentemente são iguais. Mas para já fica tudo como chegou até nós.
Para além disso, esta miniatura prova a difusão e importância que os jipes da UMM tiveram a nível internacional - caso contrário não se dariam ao trabalho de os reproduzir em miniatura!

A versão desta miniatura UMM em escala 1:87, ou escala HO (tal como a das miniaturas que temos para venda dos jipes Portaro 240 e do Portaro Campina) é a de um jipe UMM Cournil CCF Léger (que traduzido para português quererá dizer "camião cisterna para fogos florestais - ligeiro").

O rótulo e as instruções estão impressas com recurso a fotocópia sobre papel branco, o que demonstra que os recursos financeiros disponíveis não eram muitos. Mas não é por isso que deixam de cumprir as suas funções.

O texto no rótulo e nas instruções foi feito com recurso a uma máquina de escrever, e os desenhos foram feitos com recurso a uma régua e também "à mão levantada", havendo até uma indicação nas instruções que foi manuscrita.

O corpo da miniatura do jipe UMM Cournil dos bombeiros vinha dentro de um saco de pequenas dimensões, fechado com recurso a uma máquina de fechar sacos a quente.

Foi usada resina para realizar o corpo da miniatura, o que dá resultados muitos bons quando se pinta a parte que corresponde à chapa e se deixa a zona dos vidros por pintar, conseguindo-se assim profundidade e realismo na miniatura.

Apesar do reduzido tamanho, esta miniatura de um jipe UMM Cournil tem muitos pormenores e está muito perfeita em termos de texturas e de volumes, que pretendem retratar a versão produzida pela SAIREP que podia transportar 700 litros de água numa cisterna.

O jipe UMM Cournil em questão foi produzido em 1981, tendo na parte de trás uma motobomba de marca Bernard que debitava 35 metros cúbicos de água por hora.

No corpo da miniatura faltam montar elementos que simulam mangueiras e os carretos onde estão enroladas, bem como colocar os eixos e as rodas com os pneus, sendo que o fabricante recomendava rodas de marca Roco 1771.

Esta miniatura é do ano de 1982, havendo essa referência no rótulo do conjunto e também na parte de baixo da miniatura, como veremos numa das fotografias que se segue.

Na parte de baixo da miniatura foram simuladas as molas do sistema de amortecedores e também está gravada a marca GSP.

Terminamos com uma fotografia de outras 2 miniaturas produzidas pela GSP Automodellen, contribuindo assim para que se saiba mais sobre ela.

Uma miniatura é do camião de combate a incêndios florestais Simpar Castor Estafette (do lado esquerdo) e a outra é da cisterna para aplicar no camião Berliet GAK 18 4x4 produzido pela Roskoff com a referência n.º 470 (no lado direito da imagem).

1 comentário

Unknown disse...

Bom dia
Gostaria de adquirir um modelo umm 1/87, como devo fazer ?

Enviar um comentário