..

2017/08/27

Agenda da CNP - Companhia Nacional de Pneus S.A.R.L. de 1961


Seguimos a bom ritmo para um esboço da história da CNP - Companhia Nacional de Pneus, uma das empresas que em Portugal se dedicou ao fabrico de pneus para veículos de duas rodas.

Hoje divulgamos uma agenda de bolso do ano de 1961 que foi oferecida pela CNP a clientes, funcionários e amigos da empresa.

Com esta agenda ficamos a saber um pouco mais sobre a marca.
A CNP Companhia Nacional de Pneus S.A.R.L., foi fundada em 1936, dedicando-se ao fabrico de pneus e câmaras de ar para bicicletas.
A empresa situava-se na Rua de S. Roque da Lameira - 2207, na cidade do Porto.

Na agenda são referidos os 25 anos da CNP ao serviço do ciclismo nacional.
Numa outra página são apresentadas as 4 marcas de modelos de pneus fabricados pela CNP: o Bufalo, o Aviz, o Galgo e o Tigre, bem como o piso que cada um imprimia no solo.

Noutra página é referido: CNP uma marca que garante a superior qualidade dos pneus e câmaras de ar para bicicletas. Curiosamente não há referência aos pneus para ciclomotor ou motorizada.
Será que a empresa em 1961 ainda não fabricava pneus para veículos de duas rodas com motor?

Nas outras páginas da agenda de bolso há o conteúdo característico da época: um mapa das estradas de Portugal, mapas dos territórios de Portugal na época e informações úteis, como o significado dos sinais de trânsito.

No verso da agenda podemos ver o emblema da empresa Ambar gravado a quente no plástico da capa da agenda.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário