..

2017/09/11

Folheto antigo dos Motalli TR - 4 versões de triciclos


Mais outro folheto antigo que divulgamos da Motalli e dos seus tricarros / triciclos motorizados para transporte e distribuição de mercadorias.

Este folheto tem formato A4 e tem 4 páginas.
Na capa tem em destaque o Motalli Tipo CAC - Caixa Aberta, com Cabine, que podia transportar até 120 quilos. Note-se que este tricarro Motalli tem um elemento colocado na lateral da cabine, que era um indicador de direcção de comando manual. Tem ainda um emblema Motalli de grandes dimensões por cima do farol.

No interior do folheto são apresentadas as características técnicas dos triciclos Motalli TR, relativamente ao quadro, ao motor e à cabine.
São ainda apresentadas as dimensões destes veículos de 3 rodas, nas suas diferentes versões.

Nestas páginas podemos ver a versão Motalli Tipo CA - Caixa Aberta, sendo esta em chapa quinada, para maior resistência.

Segue-se o Motalli Tipo CF - Caixa Fechada, muito parecido ao Motalli que aqui já mostrámos e que pertenceu à Junta Autónoma das Estradas.

Ainda nas páginas centrais é possível ver o Motalli Tipo CFC - Caixa Fechada, com Cabine. Esta era construída em plástico estratificado, pintada a esmalte sintético. A caixa de carga muito provavelmente era construída no mesmo material.

No verso do folheto há mais informações e fotografias sobre os triciclo Motalli TR, sendo destacadas as seguintes características:
- Construção robusta;
- Motor potente com arrefecimento por turbina;
- Carga útil de 120 quilos;
- Consumo de 2,5 litros aos 100 Km;
- Carta de condução de ciclomotorista;
- Baixo preço;
- Custo Ton/Km de 1$00;
- Maleabilidade de condução e estacionamento.

Em letras de destaque, é anunciado que são transportadas diariamente em Portugal centenas de toneladas de mercadorias em triciclos Motalli TR, sendo dito que, por estes motivos, são a preferência de industriais; comerciantes; casas agrícolas; distribuição de gás; feirantes; vendedores ambulantes; etc...

Para ilustrar o que é referido são publicadas fotografias de triciclos Motalli TR em utilização diária, mais concretamente na empresa Gazcidla (vendo-se uma placa da Cidla na fachada da loja); na Belarte (afixação de cartazes) e também na Alfa (máquinas de costura). Esta fotografia foi tirada em Coimbra, vendo-se a cidade ao fundo.
Note-se que dois destes tricarro Motalli não têm roda pequena (3.50 x 8) na frente, adivinhando-se que sejam mais antigos.

A terminar resta dizer que o folheto foi impresso na Tipografia Barbosa & Xavier, em Braga.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário