..

2017/10/24

Tramagal e H. Vaultier & C.ª em feira comercial em Lisboa


11.º Aniversário Rodas de Viriato!
No nosso aniversário, os presentes vão para os leitores. Por isso divulgamos mais uma série de imagens antigas raras e a cores, sobre uma feira comercial / feira industrial, aparentemente em Lisboa (seria em Monsanto ou na Serafina?...).

No evento estavam presentes várias marcas que vendiam material agrícola e florestal - e com ele relacionado, no território nacional, destacando-se a Tramagal e a H. Vaultier & C.ª.

Da Tramagal conseguimos ver um estandarte junto da Tractores de Portugal e, do lado esquerdo da imagem, o espaço de exposição da Companhia Geral de Combustíveis e do representante da International Harvester.

O espaço da H. Vaultier & C.ª teve direito a um diapositivo, pelo que é possível ver a matrícula de um dos tractores com lagartas que estava em exposição, permitindo deste modo a datação do evento (numa lista relativa a automóveis, a matrícula seria de 1971 ou 1972...). A H. Vaultier & C.ª chegou a fazer carroçarias para camiões de bombeiros, mas não vemos nenhum em exposição.
Noutro diapositivo podemos ver uma máquina de lagartas de marca Bristol 20, que será de finais de anos 40 / início de anos 50.

Já na imagem anterior vemos o espaço de exposição da Caterpillar. Ao fundo parece ver-se o Cemitério dos Prazeres e as torres da Basílica da Estrela.

Se para os adultos um espaço destes pode representar a oportunidade de fazer negócios, para uma criança pode ser um espaço de sonho e fantasia. Pelo que não é de estranhar que em várias imagens apareça uma criança junto dos tractores e máquinas em exposição.

Criança essa que até conseguiu estar ao volante de uma da Hanomag.
Agradecemos a quem puder deixar comentário com mais informações sobre as imagens divulgadas.

1 comentário

Marcelo Vaultier Mathias disse...

Muitos parabéns pela reportagem e por todas as fotografias e referências à H. Vaultier & Cª.

Sou neto de Maxime Vaultier - portanto bisneto de Henri Vaultier - e fiquei muito comovido com os elementos que aqui divulgou no seu blog.

Bem haja!

Muito obrigado.

Marcelo Vaultier Mathias

Enviar um comentário