..

2017/07/20

Bicicleta antiga Esmaltina Colt vermelha (1/2)


Nos anos 70 registou-se um interesse considerável em Portugal por corridas de motos em pistas de piso irregular, com terra e lama, chamadas de motocross. Era um fenómeno que arrastava multidões para pistas cheias obstáculos naturais ou criados pelo homem.

Este motivo terá contribuído para que os fabricantes de bicicletas nacionais apresentassem novos modelos que se inspiravam no conceito do motocross, permitindo assim que muitos jovens sonhassem com esta modalidade desportiva, enquanto davam aos pedais.

No início dos anos 80 começaram a ser comercializados dois modelos que marcaram muitas crianças na época, a Vilar Tip Top e a Esmaltina Colt.

As fotografias que aqui divulgamos são de uma bicicleta Esmaltina Colt com roda 20, com pneus Zandi 51 - 407 (20 x 2.125).

Este modelo em concreto tinha mudanças da Sturmey Archer no cubo da roda de trás, comandadas no punho direito, o que acentuava a sensação de se estar a conduzir uma moto de cross, sendo possível rodar o punho e adequar a velocidade ao trajecto realizado.

Sendo uma bicicleta para jovens, já havia preocupação com a segurança, pelo que os pedais estavam equipados com reflectores de cor laranja em ambos os lados.

A terminar mostramos o pormenor das palas plásticas colocadas nas extremidades dos guarda-lamas metálicos, com uma forma pontiaguda, como que prontas a furar o ar e tudo os que lhes aparecesse pela frente.

2 Comentários

Unknown disse...

Gostaria de colocar uma questão: a designação Colt aplicava-se apenas a este tipo de quadro? Tenho uma de estrada com os mesmos autocolantes (exceto o do tubo superior e com dois adicionais de campeão mundial, como muitas tinham na altura). No entanto, não encontro nenhuma igual e já suspeito que os autocolantes possam não corresponder.
Desde já obrigado.

Unknown disse...

Por lapso meu, não é esta que tem os mesmos autocolantes, mas sim uma amarela que encontrei aqui:
http://myvespastory.blogspot.com/2011/12/bicicleta-esmaltina-colt-roda-16.html?m=1

Enviar um comentário