..

2015/06/09

Reportagem do 6.º Passeio de Pasteleiras - Pinhal Novo


Como já vem sendo norma, aqui estamos mais uma vez a apresentar a reportagem do 6.º Passeio de Pasteleiras de Pinhal Novo, que se realizou no último fim-de-semana.

Pelo que pudemos apurar estiveram cerca de 150 bicicletas antigas presentes neste encontro, que decorreu na semana das festas populares de Pinhal Novo.

A zona de Pinhal Novo esteve ligada à agricultura e ao vinho, pelo que neste passeio foi possível ver bicicletas que nos remetiam para estes tempos.

Tempos em que se usavam pipos de madeira, cestas em verga, lancheiras em metal e garrafões de 5 litros.

Mas se a maioria das bicicletas eram as antigas pasteleiras, tipo Yé-Yé, também as havia de outros tipos, como as choppers nacionais. Na imagem que se segue, é possível ver duas delas, da marca Órbita.

Para além do passeio, este evento tem um importante momento de convívio, o piquenique no final.
É um momento para o corpo e a mente recuperarem energias.

Dizemos isto porque havia quem se cuidasse bem...
Na imagem que se segue podemos ver uma bicicleta que para além do selim da Tabor, também tinha um fogareiro que funcionava a carvão. Estava localizado na zona do suporte de mercadorias, onde havia um cabaz em verga com o material para o almoço. Mais autonomia é difícil!

Muitos dos participantes vieram de longe (alguns da zona do Algarve), pelo que algumas bicicletas voltaram para casa em cima de carrinhas.
Para o ano há mais e brevemente mostraremos fotos de algumas das bicicletas que se destacaram no evento!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário