..

2015/12/03

Portaro - Comemorar 40 anos do jipe português


Cá estamos com mais uma iniciativa que pretende mudar a realidade dos veículos clássicos e/ou antigos em Portugal, a comemoração dos 40 anos do jipe Portaro.
Algures entre a convicção de que fazemos a diferença e "alguém tem de fazer o trabalho sujo...", juntamente com as poucas informações oficiais sobre esta marca, relembramos que em 2015 faz 40 anos desde que o jipe Portaro começou a ser comercializado. E deixar passar uma data assim, é fazer com que este clássico de trabalho continue esquecido e pouco valorizado - se outros o fazem, nós não!

Aproveitámos as informações publicadas em revistas do ACP no ano de 1975 para fundamentar o que apresentamos. Nas revista do início do anos de 1975 já havia publicidades ao veículo todo o terreno Portaro, comercializado pela GV - Sociedade Electro-Mecânica de Automóveis, Lda, mas é na revista do mês de Maio / Junho que há referência ao Portaro, importado da Roménia pela Garagem Vitória. Nessa revista já se falava da possibilidade de escolha entre o motor Daihatsu de 2330 cc a gasóleo ou o motor Aro de 2495 cc a gasolina. Na mesma revista é referido (na legenda da fotografia publicada anteriormente) que o motor a gasolina era substituído em Portugal pelo motor a gasóleo / diesel. No entanto só na revista ACP de final do ano de 1975 é que o Portaro aparece na lista de preços de carros novos. Por outro lado, segundo Tiago Jorge Russo da Silva, na sua dissertação O automóvel: Design made in Portugal, a produção do jipe só terá começado em 1976... Fica a dúvida de quando se iniciou a sua produção.

Há muito para dizer e muito mais a descobrir sobre o jipe nacional Portaro.
Fomos pioneiros na divulgação deste jipe na Internet, pelo que estamos em posição privilegiada para assim continuarmos. 2015 está a chegar ao fim, mas 2016 está para vir!
Entretanto relembramos alguns artigos especiais sobre o Portaro.
- O espaço do Portaro na FIL em 1977 onde esteve um Portaro com capota alta.
- A victória do Portaro no ralie Paris-Agadir em 1982.
- Os jipes Portaro 4x4 que participaram no ralie Paris/Dakar.
- O protótipo do jipe militar Portaro no ano de 1983.
- Browns Pampas 4x4 - O Portaro rebaptizado no Reino Unido.
- O protótipo da evolução do jipe Portaro em 1984.
- O Portaro PRV no Raid Maratona Sagres Guadiana 500.
Enquanto esperam por mais novidades, podem entreter-se comprando e, se quiserem, montando as miniaturas dos jipes exclusivas do blogue Rodas de Viriato (e deste modo também nos ajudam a ir mais longe!):
- Miniatura com o kit do Portaro Campina em escala HO.
- Miniatura em kit do jipe Portaro 240 em escala HO.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário