..

2016/11/01

Ciclomotor RAF antigo com motor Cucciolo (3/4)


Mais um grupo de fotografias relativas ao ciclomotor antigo de marca RAF, com motor Cucciolo, que já aqui mostrámos e que tem suspensão vertical na roda de trás (ver a 1.ª parte e a 2.ª parte).

Um dos elementos que muitas vezes não está presente em ciclomotores antigos são as chapas que eram colocadas pelo fabricante ou pelo vendedor. Neste caso até tem a chapa colocada no guarda-lamas traseiro, sendo triangular e tendo escrito RAF Bicicletas Coimbra.

As uniões no quadro estão  disfarçadas, como se pode ver pela zona da coluna da direcção, notando-se que houve o cuidado de fazer bem as soldas e depois o desbaste do excesso de metal.

O farolim usado na parte de trás é da marca Velox Sécurité, fabricado em França. Esta marca também produzia faróis e outros acessórios para bicicletas.

Este farolim é curioso, pois tem na parte de trás um plástico vermelho em forma de esmeralda. Por cima tem um corte triangular na chapa havendo um plástico branco nessa zona. Seria para iluminar uma matrícula?

Um dos pormenores que se destaque neste ciclomotor RAF é a existência dos filetes pintados, percebendo-se muito bem como eram e como foram feitos.

Estávamos noutra época e alguns dos componentes eram feitos em metais que não enferrujavam, como a pequena manete existente no guiador que vemos na fotografia anterior.

No motor há um arame com uma série de elementos metálicos que servem de abraçadeiras e que foram guardados por quem desmontou o motor, facilitando o trabalho de quem queira voltar a montar este ciclomotor.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário