2017/07/04

Jipes UMM 4x4 no livro Le Dakar 1984 [40 anos UMM]


Se há um ano comemorávamos os 39 anos da criação da UMM, hoje é dia de comemorarmos os 40 anos da UMM, e como já vem sendo norma no blogue Rodas de Viriato, é com material importante e desconhecido da esmagadora maioria de entusiastas desta marca, que o fazemos.

Se em 1977 foi criada a marca UMM, passado pouco mais de 5 anos já os jipes da UMM andavam em competições internacionais, ao lado (ou melhor, à frente!...) de automóveis da Mercedes, da Toyota, da Range Rover, ou da Porsche. Sim, estamos a fazer referência ao ralie Paris Dakar de 1984.

Um pouco do que aconteceu nesta prova está documentado no livro "Le Dakar 1984" que divulgamos, com texto de Jean-Luc Roy e com fotografias de Yann Arthus-Bertrand, editado pela Hachette, em 1984.
Este livro tem a estrutura que mais tarde foi usada nos livros da colecção "Aventura", editados pelo Correio da Manhã. Ou seja, há fotografias (a preto e branco) e a lista de todos os participantes, tendo depois o corpo do livro com a narração do que mereceu destaque nesta prova e, por fim, as classificações obtidas em algumas das etapas e a classificação geral.

No ralie Paris/Dakar a UMM participou com 5 jipes, sendo que 4 deles são os mais conhecidos, mas neste livro aparece uma fotografia do jipe de assistência, que tem uma decoração um pouco diferente (é o da segunda foto neste texto).

Nas fotografias podemos ver o jipes:
- UMM 4x4 n.º 216 de Cortez / Gomes;
- UMM 4x4 n.º 217 de Megre / Vilas Boas;
- UMM 4x4 n.º 218 de Cardoso / Lopes;
- UMM 4x4 n.º 219 de Barbosa / Rosa Monteiro;
- UMM 4x4 n.º 482 de Pichel / Marques.

E para aqueles que estão sempre a dizer mal dos veículos feitos em Portugal, terminamos com uma fotografia de uma parte do texto do livro onde é referido o que aconteceu aos UMM de José Megre  e de Pedro Cortez durante a prova. Um sinal do valor que os pilotos e a marca ganharam em competição!
Este livro está disponível para venda, para mais informações, usar o contacto de e-mail existente na lateral direita do ecrã.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário