..

2013/07/06

Panfleto TAG Cournil 4x4 com os primeiros UMM


Esta semana a UMM - União Metalo-Mecânica, comemorou 36 anos da sua criação.
Como não podia deixar de ser, aproveitamos o momento para divulgar um panfleto / trifólio com publicidade aos jipes da UMM.

Para além de ter fotografias dos primeiros modelos produzidos, tem a curiosidade de a marca UMM não aparecer explicitamente referida...

Pensamos que esta situação se deve ao facto do importador dos jipes Cournil para o mercado inglês, a TAG Vehicles Limited, ter deixado de conseguir comprar os jipes Cournil franceses, ou passado a preferir comprar os Cournil da UMM.

Uma vez que as semelhanças são muitas e o nome do modelo da UMM, é o mesmo do nome da marca francesa, certamente aproveitou-se o facto para continuar a vender estas máquinas todo-o-terreno sem levantar muita poeira (o que com um veículo TT é sempre complicado de fazer!).

Na parte de dentro do trifólio aparecem várias imagens de 2 jipes UMM. Na sua maioria são de um exemplar pintado de amarelo, onde podemos ver algumas das caraterísticas dos primeiros modelos de jipes UMM.

Na parte de fora, é onde aparecem fotografias que ajudam a acrescentar algumas linhas à história desta marca!
Duas das fotografias são de um espaço que a UMM teve, segundo informação recolhida no almoço dos 30 anos da UMM no ralie Paris/Dakar, na Feira das Indústrias Portuguesas, na Praça do Império em Belém.

Nota-se que o espaço foi bem pensado, bem concebido e bem construído. A UMM não se poupou e fez questão de ter presentes (quase) todos os modelos fabricados.
Na imagem anterior podemos ver a traseira de um UMM Cournil com capota em fibra, com vidros alpinos e os farolins colocados na chapa, por baixo da junção com a capota.
Elevado numa plataforma metálica, para que se pudesse ver a parte mecânica do UMM, parece que temos um UMM Cournil dos curtos.

Na imagem anterior temos um UMM Cournil com capota de lona e que estava equipado com guincho.

Numa fotografia tirada à noite, podemos ver a lateral do UMM Cournil com a capota de fibra e porta curta. Vejam que tem um autocolante na parte de baixo, com umas letras junto da roda de trás.

Há ainda uma fotografia com um UMM Cournil reboque ou pronto-socorro. O exemplar em questão está sem as portas, e tem um vidro rectangular na lateral. A parte de trás da cabine do condutor tem um vidro de grandes dimensões (será igual ao da frente?...).

A partir da última imagem é possível afirmar que a UMM terá tido pelo menos 6 jipes UMM em exposição neste espaço nos anos de 1979 ou 1980 (?)...

No verso do folheto estão descritas as caraterísticas técnicas do jipe.
No interior deste folheto estavam duas pequenas folhas do revendedor, cujo carimbo aparece na página que tem o UMM Cournil amarelo em grande. Era a Nigel Webster Cross Country Vehicles, Ltd - Four wheel drive vehicles sales, parts, accessories & export - Unit 22, Bridge Street Mill - Witney, Oxfordshire.
A seu tempo mostraremos as folhas em questão.

1 comentário

Unknown disse...

Bom era falar mais sobre essa capota de fibra . Pois parece ser rara

Enviar um comentário